WORKSHOP

EPPEN - UNIFESP

FUNDOS DE PENSÃO BRASILEIROS - ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE SISTEMAS PREVIDENCIÁRIOS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS

VISITA DO DIRETOR DO PENSIONS & CAPITAL STEWARDSHIP PROJECT  DE HARVARD, LARRY BEEFERMAN

A FAPESP É PATROCINADORA DESTE EVENTO

Inscrições: http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm

Cronograma:

Dia 15 de abril de 2013 – Treinamento interno na EPPEN-UNIFESP com a participação de Larry Beeferman, Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub[1], Ricardo Hirata Ikeda[2].

15:30h às 18:30h

Dia 16 de abril de 2013 – Convidado: Larry Beeferman; painelistas: Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub e Ricardo Hirata Ikeda.

15:30h - Apresentação de Larry Beeferman sobre perspectivas previdenciárias no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo aspectos da reforma recente envolvendo a criação do FUNPRESP – fundo de pensão dos servidores públicos federais em relação à legislação do FERS Act de 1986;

16:30h – intervalo;

17:00 – Comentários dos painelistas e abertura para perguntas e respostas;

18:30h – Encerramento do primeiro dia do evento.

Dia 17 de abril de 2013 - Convidado: Larry Beeferman; painelistas: Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub e Ricardo Hirata Ikeda.

15:30h - Apresentação de Larry Beeferman sobre aspectos da administração de fundos de pensão, investimentos dos fundos de pensão com análise dos âmbitos das expectativas financeiras individuais, o contexto econômico amplo e outras implicações desses investimentos;

16:30h – intervalo;

17:00 – Comentários dos painelistas e abertura para perguntas e respostas;

18:30h – Encerramento do evento.

Dia 18 de abril de 2013 Treinamento interno na EPPEN-UNIFESP com a participação de Larry Beeferman, Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub, Ricardo Hirata Ikeda.

15:30h às 18:30h

Dia 19 de abril de 2013 Treinamento interno na EPPEN-UNIFESP com a participação de Larry Beeferman, Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub, Ricardo Hirata Ikeda.

Sobre o evento:

O evento em tela abordará as esferas científica e pragmática do contexto dos fundos de pensão brasileiros, os planos de Previdência Complementar Privada, da configuração dos pilares previdenciários dentro da Seguridade Social no Brasil (Regime Geral, Regimes Próprios e Previdência Complementar Privada), da proteção social, da administração dos fundos e dos investimentos envolvidos.

A relevância científica do evento se manifesta não somente pela importância da Previdência Complementar Privada e dos fundos de pensão no Brasil, mas outrossim pelo enfoque comparativo com o sistema norte-americano, que abissalmente influenciou e influencia o sistema brasileiro. As realidades nacionais entre os dois países citados são diferentes e os contextos devem ser analisados tecnicamente para que de tais estudos possam surgir resultados críticos que demonstrem as virtudes e os deméritos de tal influência.

A recente Lei nº 12.618, de Abril de 2012, que instituiu um novo regime de Previdência Complementar Privada para os servidores públicos federais, e autorizou a criação do FUNPRESP – fundo de pensão – para os três Poderes denota o significado do tema em questão para o País. O FUNPRESP será avaliado cientificamente num paralelo com a FERS Act de 1986, que seguiu um mesmo âmbito estatal motivador nos Estados Unidos, mas que possui peculiaridades que podem ser extremamente úteis aos estudos científicos no Brasil para fins de se eventualmente evitar o que malogrou e reverberar o que foi virtuoso na reforma similar norte-americana.

Portanto, as contribuições científicas com a vinda de Larry Beeferman à EPPEN-UNIFESP transcendem a esfera acadêmica da própria Universidade, pois propicia um intercâmbio de ideias que incrementa o sistema previdenciário brasileiro como um todo. E dada a importância desse sistema, sobremaneira no que tange aos fundos de pensão, para os investimentos internos no País, o cenário se torna estratégico para o desenvolvimento nacional. O estudo da proteção social e guarida dos interesses dos participantes dos planos e dos segurados da previdência oficial será foco central de todo o evento, que terá ramificações científicas nas áreas atuariais, contábeis, administrativas e de direito previdenciário. A governança corporativa e responsabilidade dos administradores de findos de pensão se tornam emblemáticas nesse sentido, pois envolvem a segurança do sistema, e serão parte fundamental do Workshop, que compreenderá o futuro das aposentadorias no Brasil.

Finalmente, o Pensions & Capital Stewardship Project de Harvard[5], do qual Larry Beeferman é Diretor, compreende cientificamente todos os temas que foram mencionados acima.

Treinamentos internos:

Os treinamentos internos abarcarão conversas em formato de seminário entre os participantes para intercâmbio intelectual científico entre os participantes visando não somente o aspecto acadêmico, mas também as possibilidades futuras de possíveis parcerias entre UNIFESP e HARVARD.

No que tange aos tópicos científicos dos seminários, estes versarão sobre

1)      Fundos de pensão, administração, contabilidade, atuária e investimentos.

2)      Sistemas de previdência no Brasil e nos Estados Unidos.

3)      Aspectos atuariais, contábeis e administrativos da Previdência Social no Brasil e nos Estados Unidos.

4)      Impactos demográficos no campo previdenciário.

5)      Elementos de proteção individual do participante de plano de Previdência Privada.

6)      Críticas à privatização da Previdência Social.

7)      FUNPRESP – fundo de pensão estatal.

[1] Docente e coordenador do curso de Ciências Atuariais da UNIFESP.

[2] Docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIFESP.